quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Receita de Shimeji e Shitake

No último fim de semana eu descobri como comer cogumelos é delicioso.
Não que eu já não soubesse, já tinha comido um prato aqui e outro ali com shiitake (e sempre como champinhon), porém nunca tinha preparado em casa.... compramos o Shimeji, pegamos uma receita na internet e fizemos... super simples e ficou uma DELÍCIA!

Além do quê, encontrei algumas informações nesse site que falam sobre as propriedades nutricionais do shimeji e do shiitake:

"O shiitake tem propriedades medicinais que são conhecidas há muito tempo, na milenar medicina oriental é conhecido como "elixir da vida" por suas qualidades no combate a inúmeras doenças, e um importante fator de longevidade. É considerado também um importante afrodisíaco. Muitas dessas propriedades terapêuticas foram comprovadas após inúmeros estudos de cientistas de todo o planeta, mas principalmente do Japão e Estados Unidos. Com as recentes pesquisas que comprovarão ser o shiitake um regulador da taxa de colesterol no sangue, inibidor ao desenvolvimento de células cancerosas, combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias ou outros fungos.


Já o shimeji possui a capacidade de modular o sistema imunológico, possui atividade hipoglicêmica e antitrombótica, diminui a pressão arterial e colesterol sangüíneo, e possui ação antitumoral, antinflamatória e antimicrobiana.


Os cogumelos são ricos em proteínas, aminoácidos essenciais, contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio. Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixo níveis de açúcar e gorduras, e tem baixas calorias."

Como vocês podem ver, só coisas boas. A única coisa que não é boa é o preço, só pra variar: uma bandeija pequena sai por quase 10 reais. E não é fácil encontrar para vender.

Bom, vou colocar aqui pra vocês a receita que fizemos, que pode ser utilizada tanto para o Shiitake quanto para o Shimeji:

Ingredientes: 

200g de shimeji ou shiitake
Meia cebola cortada em tiras (opcional)
Saquê mirim (pode ser saquê comum ou vinho branco, nós preferimos o mirim porque ele é doce)
Molho shoyu
Uma colher de sopa rasa de manteiga

Um punhado de cebolinha picada (opcional)

Modo de fazer:

Divida os cogumelos do shimeji (eles vem grudados, parecem brócolis), no caso do shiitake, separe o cogumelo do talo e corte-o em tirinhas. Aqueça a manteiga em uma panela. Refogue a cebola e quando amolecer acrescente os cogumelos. Coloque ¼ de xícara de saquê, deixe evaporar por um minuto e adicione duas ou três colheres de shoyu (na verdade eu coloquei meio "a olho" o saquê e o shoyu, mas é bom tomar cuidado para não exagerar no saquê). Aguarde os cogumelos terminarem de amolecer e retire do fogo. Salpique com cebolinha fatiada se quiser e bom apetite!

Um prato saudável, relativamente light (digo relativamente pois o saquê possui álcool) e somente a manteiga possui origem animal (você pode optar por não usá-la, se preferir, ou trocá-la por azeite).

Um comentário:

thais disse...

má, o álcool evapora todinho no fogo. fica sossegada que ninguém fica bêbado ou gordo por ter colocado bebida alcoólica na comida. hauhaua
eu adoro cogumelos assim (aliás, é o único jeito que eu consigo comer) e eu uso ou manteiga ou óleo de coco. uma delícia. se eu uso o óleo de coco, não uso mirin, senão fica parecendo sobremesa, ahahuahauhaua.

bejo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...