quinta-feira, 7 de julho de 2011

Maldito Alzheimer!

90060796, Howard Sokol /Photolibrary

Vocês devem estar achando o título do post estranho, né... mas calma, vou explicar: a minha avó, mãe da minha mãe (e esposa do meu avô que fez aniversário) está com Alzheimer já há alguns anos. Desde o comecinho ela toma medicamentos pesados para desacelerar a evolução da doença, só que infelizmente não tem jeito, ela se esquece de muitas coisas e seu comportamento está totalmente diferente do que era antes da doença (ela está mais agressiva, mais dramática, depressiva, etc).

Enfim, é uma droga, só quem tem alguém na família com Alzheimer para entender o que eu estou falando! Poucas doenças são tão tristes e cruéis quanto essa!

Mas hoje eu fiquei realmente surpresa com uma coisa que minha avó disse! Eu acabei confirmando uma dúvida que eu tinha: a minha avó SE ESQUECEU que eu sou lésbica!

É, isso mesmo! Esqueceu! Totalmente!

Logo que eu comecei a namorar a Paula, em 2001, minha mãe contou para a minha avó que eu e a Paula éramos um casal. Na época minha avó não entendeu muito bem, coitada, isso não entrou muito na cabeça dela, porém ela compreendeu "mais ou menos" a situação, tanto é que disse para a minha mãe várias vezes que tinha medo que eu sofresse preconceito e coisas assim. E ela sempre tratou a Paula muito bem, sempre preocupada com ela, coisas assim. Sempre foi muito carinhosa e companheira, e nunca me perguntava nada sobre relacionamentos, nada para me constranger, porque ela sabia da verdade.

Só que de alguns anos para cá, desde que ela desenvolveu o Alzheimer, eu notei que ela nunca mais tocou em certos assuntos comigo, às vezes esquece o nome da Paula, confunde algumas coisas, etc. Só que ela nunca entra no assunto da minha vida amorosa, então eu nunca tive certeza se ela lembrava ou não de quando minha mãe contou que eu sou lésbica! 

Só que hoje estávamos na casa de uma irmã da minha avó e começaram a me perguntar sobre namoros! Ai, eu odeio esses assuntos! Odeio porque acho totalmente desnecessário eu sair por aí me assumindo para pessoas que eu nem tenho intimidade e que não precisam saber de nada! Eu meio que desconversei, mas dei a entender que sim, eu sou comprometida. E aí eis que minha avó vira e solta algo do tipo "então você tem um boy"!

Oi?!!! Boy?!!! What the fuck???

Daí eu fiquei triste, porque tive certeza de que ela se esqueceu MESMO que eu e a Paula somos um casal! Minha mãe já havia me alertado sobre isso, mas eu achava que minha avó se lembrava!

Putz... eu fiquei TÃO feliz quando minha mãe me contou há uns 2 anos que a minha avó sabia de mim e da Paula (porque eu não sabia disso, minha mãe foi me contar há pouco tempo), e agora descubro que ela ESQUECEU!

Ai, Deus... é tão difícil ser GAY e ter que lidar com isso com relação à sua família, especialmente às pessoas idosas, e agora que minha avó tem essa doença, nem adianta mais contar nada, pois ela esquece tudo. E é muito triste, pois minha avó é como uma segunda mãe pra mim, muito especial, eu a amo DEMAIS, e é doloroso saber que a cabecinha dela já não funciona direito e que não adianta falar nada com ela, e que ela não sabe mais nada sobre mim.

Concluo que a vida sabe ser MESMO cruel às vezes.

Imagem: Get Images

4 comentários:

Telma Maciel disse...

Ah, Má... isso é realmente mto difícil mesmo! Não tenho ngm na família com Alzheimer, mas imagino como pode ser difícil, só de saber q com a idade a memória já fica + fraquinha e aí vem uma doença maldita q acelera mais isso! É triste, sim. Pelos filmes q já assisti, posso concordar com vc: doença maldita!
Fica bem... aproveita o que puder, mostre fotos, seja carinhosa. Enqto ela ainda lembrar de pouca coisa já é uma bênção, amiga!
Beijos

Blog do Matheus disse...

Má eu passei por coisa parecida mas não foi a minha preferência sexual que foi esquecida e sim QUEM EU SOU!!!
Ela me perguntou onde eu morava e qdo falei q era no Gama ela olhou pra mim e disse: eu tenho uma neta q mora lá tb.... noooosssaaaaaaaa fiquei arrasada!!!!!
Isso foi há uns 10 anos atrás e hj minha vozinha já não fala, pouco anda (só com alguém conduzindo), usa fraldão, não come sozinha... praticamente um vegetal apesar do seu corpo estar relativamente bem para os seus 95 anos...

Mamãe Élen disse...

Ai amiga, que barra... deve ser difícil segurar essa onda com alguém da família...

calzzzinha disse...

amiguinha eu tenho uma avó com alzaimer q vive numa cama vegetal

resumindo

eu te entendo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...