terça-feira, 10 de abril de 2012

As polêmicas sobre o aborto

Eu sei que esse é um assunto mega polêmico e não pretendo convencer ninguém a pensar como eu nem nada do estilo, mas quero deixar aqui a minha opinião. 

O lance do momento é que, amanhã, será votado no STF a possibilidade da legalização do aborto de anencéfalos.

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer algo. O que é a anencefalia?

"A anencefalia é uma má-formação congênita que atinge acerca de 1 em cada 1000 bebês. A palavra anencefalia significa 'sem cérebro', mas não está totalmente correto. Faltam ao bebê atingido partes do cérebro, mas o cérebro-tronco está presente. Quando um bebê anencéfalo sobrevive após o parto, terá apenas algumas horas ou alguns dias de vida. A má-formação geralmente é reconhecida durante o pré-natal." (http://www.anencephalie-info.org/p/index.php)

Aí inicia-se a polêmica: permitir ou não o aborto de um feto anencéfalo?!

No Brasil, até então, só é permitido o aborto em 2 situações: estupro ou risco de vida para a mãe. E aí está a chave da questão... atualmente, se uma mulher brasileira quiser interromper uma gestação de um feto anencéfalo, ela precisa de autorização judicial, o que dificilmente conseguirá.

Agora, gente, vamos aos fatos. Vamos colocar os pés no chão e falar da realidade: qualquer mulher com DINHEIRO no Brasil pode fazer um aborto. Simples, fácil e praticamente seguro. Tem muitos médicos que fazem, e eu sei disso. Quem morre com abortos ilegais no Brasil são as mulheres pobres, não as ricas. A injustiça já começa aí. Isso sem contar que é facílimo comprar comprimidos de Misoprostol (Citotec) no mercado negro. Acho que até na internet consegue-se comprar isso!  

Mas eu não estou aqui para defender o aborto em qualquer circunstância, isso aí já é uma outra longa história... quero só dar minha opinião sobre o tema recorrente. Porque, o que me deixa irritada e indignada sobre esse assunto, é que, mais uma vez, é a velha luta da mulher para ter direito sobre o seu próprio corpo.

Para ser mais clara: sim, eu sou a favor da legalização do aborto. E não, eu, Maíra, não faria um aborto, mesmo se estivesse gerando uma criança anencéfala que obviamente morreria após o parto. Mas isso é uma escolha minha, e é aí que está a chave da questão: isso deveria ser uma escolha da mulher, e não da justiça! 
A partir do momento em que vivemos num país laico, temos o direito de não termos religião alguma se metendo nessas questões, e sabemos que, infelizmente, isso não acontece! Eu sou agnóstica, passei por um longo processo de reflexão até chegar a essa conclusão. Confesso que também sou admiradora do budismo e acredito que exista algo "espiritual" nos envolvendo, mas isso é outra história. Mas em primeiro lugar eu acho que não podemos obrigar ninguém a pensar como nós! É uma questão de bom senso, gente! Se uma mulher deseja interromper sua gestação pois não quer passar por todo o processo gestacional para depois ver seu bebê morrer, ela tem esse direito! Ninguém deveria ter o direito de obrigá-la a levar essa gestação a termo! Isso é desumano, por favor!

O que me irrita nas pessoas que se manifestam contra essa decisão favorável do STF, é que elas querem decidir por essas mulheres! Provavelmente a maior parte dessas pessoas nunca passaram por uma situação parecida, e, mesmo se passaram, cada um tem a sua vivência, cada um tem a sua realidade, cada ser humano é ímpar, ninguém pensa igual ninguém! Cara, em primeiro lugar, ninguém vai obrigar NINGUÉM a abortar! Se você está grávida de um feto que não sobreviverá após o parto e você quer levar essa gravidez a termo, que ótimo, faça isso! Mas não obrigue ninguém a fazer!

Eu sei que essa é uma discussão complexa, mas para mim isso é tão óbvio, sabem?!

Geralmente quem é contra o aborto sempre alega que, se o aborto for legalizado, as mulheres não se preocuparão mais com métodos contraceptivos e essas balelas todas... gente, por favor, né?! Independente de ser legalizado ou não, quem deseja fazer um aborto, VAI FAZER UM! Como eu disse lá em cima do post, com dinheiro é fácil fazer! E outra coisa: gente, um aborto não é uma coisa simples! Eu já presenciei várias curetagens e já presenciei um aborto "legal" onde a vida da mãe estava em risco e o parto precisou ser antecipado (e era um aborto porque o bebê não sobreviveria devido a idade gestacional)... gente, isso não é brincadeira! Ninguém fará um aborto como "método contraceptivo"! Um aborto é traumatizante, é violento! Quem faz é porque faria de qualquer forma, legal ou não, seguro ou não! Sabiam que nos países onde o aborto é legalizado a quantidade de abortos é a mesma de países onde ele não é legalizado?! Por que será, né?

Sabem, acho muita ingenuidade de quem acredita que com a proibição do aborto ele simplesmente não acontece. Isso é mito, gente! Mito!

Eu espero, de verdade, que o STF legalize o aborto de anencéfalos. Porque eu acredito no direito da mulher de decidir sobre isso! Ela tem esse direito, assim como também tem o dever de arcar com as consequências de suas decisões! Ninguém, NINGUÉM tem o direito de decidir isso no seu lugar!

EDITADO: quem quiser ler, a jornalista Eliane Brum escreveu um excelente texto sobre o assunto aqui:
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2012/04/chega-de-torturar-mulheres.html

3 comentários:

Camilla Brandel disse...

Falou tudo, Maíra!! Eu penso igualzinho.
Nesta gravidez surgiu uma hipótese beeem remota de o meu filho ter síndrome de edward, o que faria com que ele provavelmente não sobrevivesse à gestação, ou ao parto ou, no máximo, horas de vida. Aqui no Canadá o aborto é legalizado e eu teria a opção de fazer amniocentese para ter certeza do diagnóstico para me ajudar a decidir entre ter ou não o bebê.
Mais pra frente a hipótese foi descartada, mas por umas 2 semanas tive a chance de pensar bastante no assunto e percebi que eu não faria o aborto, fosse o bebê como fosse.
Ainda assim, sou favorável à legalização e acho ótimo que por aqui as mulheres que tomam essa decisão possam fazê-lo sem dificuldade e com segurança.

É interessante como as pessoas religiosas confundem opinião com certezas da vida. As plantas precisam do sol pra crescerem -> fato da vida.
Agora, a questão se Deus existe, se feto é vida, se Deus fica bravo com quem faz aborto, etc, etc, NÃO SÃO certezas, e a existência de um livro velho que ninguém viu ser escrito não é prova de nada.

Beijo!

clau disse...

Oi Maira!!

Vc continua tomando naltrexone?

Se estiver gostaria de saber se funciona?

abc Clau

Maíra disse...

Clau, eu continuo tomando sim, mas atualmente o efeito ñ é mais o mesmo... tomo desde Outubro de 2011, e emagreci no total 13kg.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...